terça-feira, 29 de novembro de 2011

CIDAC abre finalmente Loja de Comércio Justo!

Partilhamos esta informação apesar da loja ter aberto em Lisboa. Desejamos-lhe muito sucesso! Prometemos voltar em breve ao tema do Comércio Justo, que nos é muito querido.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia Internacional para a Eliminação da Violência sobre as Mulheres

A violência doméstica é um problema mundial que atinge milhares de pessoas de ambos os sexos, neste caso nas mulheres. A violência doméstica tem vários tipos, como por exemplo: abuso sexual; violência psicológica, física e negligência.
A violência física ocorre quando alguém tenta causar danos por meio de força física, utilizando algum tipo de arma ou instrumentos que pode causar lesões internas, externas ou ambas e também pode levar à morte.

Texto produzido por Beatriz Pinto (n.º 2, 8º B), Bruno Ribeiro (n.º 3, 8º B), Inês Peixoto (n.º 6, 8º B) e Rui Silva (n.º 19, 8º B).

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

É hoje. Comemoramos hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Infelizmente parece ser cada vez mais comum vermos na comunicação social mais e mais notícias que espelham este tipo de violência. Sabias que só no ano passado 39 mulheres foram mortas pelos seus companheiros? Informa-te, protege-te, divulga e ajuda nos casos que conheceres.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Embora se realize em Lisboa, não queremos deixar de divulgar a primeira Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres que se realizará em Portugal no dia 25 de Novembro.
Mesmo que não estejam presentes, os organizadores da Marcha convidam todos a escrever um testemunho dizendo porque apoiam a Marcha em http://www.marchafimviolencia.blogs.sapo.pt/.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Internacional da Tolerância

O Dia Internacional da Tolerância comemora-se hoje e é uma das maiores virtudes da humanidade. A tolerância implica um empenhamento ativo e a compreensão da riqueza e da diversidade da humanidade. Nas sociedades atuais existe uma cada vez maior diversidade de pessoas e culturas e a tolerância constitui um dos princípios fundamentais da democracia e o fundamento da vida em conjunto pacífica entre os povos.

Texto produzido por Nuno Teixeira (n.º 15, 8ºB), José Luís (n.º 12, 8ºB), Joana Teixeira (n.º 9, 8ºB) e Edmilson Guedes (n.º 6, 8ºD).

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Comemoração do Dia Internacional da Tolerância

Como esta semana vamos comemorar o Dia Internacional da Tolerância, no dia 16, aproveitamos para recordar o tema do Apartheid.
Este foi um regime de segregação racial na África do Sul, onde os direitos da maioria negra eram negados pela minoria branca. Havia separação das zonas residênciais e o direito à cidadania era negado aos negros, bem como a educação, saúde e outros serviços públicos. Criaram-se, em resposta, violentos movimentos de resistência interna e foi imposto um embargo comercial a este país.
Em 1990 o presidente de Klerk terminou oficialmente com o Apartheid e em 1994 as eleições foram ganhas pelo Congresso Nacional Africano elegendo Nelson Mandela como o primeiro presidente negro.

Acompanha ao longo da semana no Facebook a nossa seleção de músicas que denunciam o Apartheid.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Apoio ao Investimento na Educação 2011-2014

No próximo dia 8 de Novembro, a Parceria Global para a Educação e os seus parceiros, entre os quais a Global Campaign for Education (Campanha Global pela Educação), irão mobilizar recursos e compromissos políticos para apoiar o investimento na Educação para o período de 2011-2014, com o objectivo de se atingirem resultados concretos no acesso a uma educação de qualidade para todas as crianças.
Estarão reunidos, em Copenhaga, Ministros e outros representantes políticos de países doadores e de países em desenvolvimento, representantes das principais agências das Nações Unidas, CEOs de empresas e fundações, representantes de organizações da sociedade civil, sindicatos do mundo educativo e representantes dos bancos de desenvolvimento. São esperados mais de 200 participantes, de mais de 40 países de seis continentes.
O objectivo deste evento é conseguir compromissos de financiamento na ordem de 2.5 mil milhões de dólares no total para que, através da Parceria Global para a Educação, sejam providenciados globalmente 50 milhões de novos manuais escolares, para sejam formados cerca de 600 mil professores/as e para que se consiga que mais 25 milhões de crianças possam ir à escola.
Os participantes são ainda convidados a contribuírem com os seus recursos para o objectivo de se criar um fundo de 5.5 mil milhões de dólares adicionais para financiar a educação básica nos países com menor rendimento.
 A Campanha Global pela Educação em Portugal, parceiros do Projeto Escola Mundo, apela à vossa acção enquanto cidadãos globais - participem na campanha internacional "Fund the Future - Education Rights Now" e enviem a seguinte mensagem a alguns dos maiores financiadores potenciais nesta Conferência:

Excelentíssimos/as Presidente Obama, Presidente Sarkozy, Chanceler Merkel, Primeiro-Ministro Noda e Primeiro-Ministro Harper

A oportunidade de ir à escolar é negada a 67 milhões de crianças no mundo. Estas crianças deviam ser a nossa próxima geração de líderes, médicos, cientistas e professores – mas, sem o acesso a uma educação de qualidade e gratuita, será muito difícil que isso aconteça. Em vez disso, estas crianças terão de enfrentar uma luta permanente ao longo da vida contra a doença, a violência e a pobreza.
Não tem de ser assim. Nos últimos dez anos, a acção da comunidade internacional tem feito a diferença na vida de 40 milhões de crianças. No entanto, a crise financeira tem levado a cortes nos orçamentos em países menos desenvolvidos, levando milhões de crianças a trabalharem em vez de aprenderem.

A despesa para garantir que nenhuma criança no mundo fique fora da escolar sem aprender é reduzida e alcançável – e os potenciais benefícios são vastos:
    cada dólar investido na Educação tem o potencial de gerar 10-15 dólares em retorno devido ao maior crescimento que possibilita;
    7 milhões de casos de VIH/SIDA poderão ser evitados se na próxima década todas as crianças receberem uma educação;
    uma criança filha de uma mãe alfabetizada tem 50% mais probabilidades de sobreviver para além dos cinco anos.

No dia 8 de Novembro de 2011, na Conferência sobre Educação para Todos/as em Copenhaga, Dinamarca, organizada pela Parceria Global para a Educação, apelo para que se comprometam a investir mais na Educação.
Apelo a que:
    Assumam o compromisso de contribuir com a vossa quota-parte para a educação básica – e, assim, cumpram as vossas promessas;
    Desliguem a Ajuda e assegurem que esta é aplicada nos países em desenvolvimento e não em bolsas de estudo ou na aquisição de bens e serviços dos vossos próprios países;
    Destinem uma Ajuda previsível para a educação básica, com foco nos/as professores/as.
Se os vossos governos financiarem o futuro e assumirem os compromissos necessários em Copenhaga, esse será um passo gigante para se alcançar a Educação para Todos/as.
Cada um dos vossos governos fez uma promessa a estas crianças. Insto-vos a assumirem um compromisso na Conferência de Novembro deste ano e a comprometerem-se a financiar o futuro.

ASSINAR E ENVIAR E-MAIL

Obrigado pela vossa participação e eventual divulgação!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto Del 8 Tools



O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso aderiu ao Projeto Del 8 Tools, através do Projeto Escola Mundo.

O projeto DEL8 Tools, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, tem como ponto de partida os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e os trabalhos vencedores do concurso Del 8 – Apaga com os Objetivos do Milénio, realizado por alunos do 12.º ano, durante o ano letivo 2008/2009.

Com este Projeto, o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso vai usufruir de diversos materiais, nomeadamente marcadores de livros, um jogo tipo monopólio para a saúde, um texto literário designado “Manifesto anti-pobreza”, um vídeo “A pobreza nas periferias” e diversos filmes elaborados com o objetivo de divulgação dos ODM's.

Os materiais estarão disponíveis para serem utilizados por todos os professores e alunos que estejam interessados.