quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2500 Visitas

O nosso blog atingiu hoje as 2500 visitas. Queremos agradecer a todos os nossos fiéis seguidores e visitantes casuais, prometendo continuar a divulgar as nossas atividades e a publicar textos que vos possam interessar.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1979

             Em 1979 o Prémio Nobel da Paz foi atribuído à Madre Teresa, líder da Ordem da Missionárias para a Caridade, na Índia.
De seu nome verdadeiro Agnes Gonxha Bojaxhiu, mas mundialmente conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nasceu na Macedónia em 1910 e faleceu em Calcutá, na Índia, em 1997. Vindo de uma família pobre, entrou na vida religiosa aos 18 anos na Congregação das Irmãs da Nossa Senhora de Loreto. Trabalhou como professora na Índia onde criou a sua congregação religiosas que desenvolve trabalho que ajuda diariamente milhares de pessoas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1978

               Em 1978 o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Mohamed Al-Sadat, Presidente do Egito, e a Menacham Begin, Primeiro-Ministro de Israel, pelas negociações conjuntas de paz entre o Egito e Israel.
                Mohamed Al-Sadat, nasceu no Cairo em 1918 e morreu 1981, foi um importante político e militar egípcio. Com uma longa carreira ligada ao nacionalismo egípcio, foi o primeiro presidente de um país árabe a visitar Israel e assinou um acordo de paz com Israel em 1979. Foi assassinado em 1981 durante uma parada militar.
                Menachem Begin foi Primeiro-Ministro de Israel, tendo nascido em 1913 e falecido em 1992. Liderou os Acordos de Camp David com Al-Sadat e a sua história confunde-se com a do estado de Israel.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Justiça Social

Mais do que um imperativo moral, a justiça social é a base da estabilidade nacional e da prosperidade mundial. A igualdade de oportunidades, a solidariedade e o respeito dos direitos humanos são essenciais para aproveitar plenamente o potencial produtivo das nações e dos povos.
O Dia Mundial da Justiça Social constitui um apelo a todos os países, para que adoptem medidas concretas que dêem significado aos valores universais da dignidade humana e de oportunidades para todos. O tema principal da comemoração deste ano – a protecção social para todos – é fundamental para construir sociedades mais justas, inclusivas e equitativas.
Texto produzido por Nuno Teixeira (n.º 15, 8ºB), José Luís (n.º 12, 8ºB), Joana Teixeira (n.º 9, 8ºB) e Edimilson Guedes (n.º6, 8ºD).

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Clube do Projeto Escola Mundo vê o DVD "Ação para a Justiça Social"

No passado dia treze de fevereiro tivemos oportunidade de ver o DVD “Ação para a Justiça Social” no nosso Clube do Projeto Escola Mundo. Este DVD era muito interessante e permitiu-nos discutir em grupo as temáticas da escravatura, pobreza e ação social através dos pequenos vídeos que o constituem. Foi uma boa atividade onde fizemos o balanço do nosso trabalho e que nos inspirou para novas ações.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Violência no Namoro

O fenómeno cada vez mais preocupante da Violência do Namoro merece particular relevo na comemoração do Dia dos Namorados no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso. Estão expostos no hall de entrada da escola sede um conjunto de cartazes sobre esta temática, de modo a sensibilizarmos a nossa comunidade educativa para conhecer melhor as características deste fenómeno, clarificando mitos e identificando realidades, bem como reconhecendo as consequências dele decorrentes e como melhor ajudar os envolvidos. Estes cartazes foram elaborados no Clube do Projeto Escola Mundo pelos alunos e foram efectuados em parceria com o Projeto PES do nosso Agrupamento.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1977

             Em 1977 o Prémio Nobel da Paz foi atribuído à Amnistia Internacional, uma organização mundial que luta pela proteção dos direitos dos prisioneiros de consciência. Sediada em Londres, esta organização foi fundada em 28 de maio de 1961 depois do advogado britânico Peter Benenson ter lido uma notícia num jornal que falava de dois estudantes portugueses que tinha sido presos por terem gritado pela liberdade no seu país, o que fez com que este advogado lançasse um apelo que se transformou nesta organização.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1975

               Em 1975, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Andrei Sakharov, físico nuclear Soviético e ativista pelos direitos humanos na União Soviética.
                Nascido em 1921 em Moscovo morreu em 14 de Dezembro de 1989. Ajudou a desenvolver a primeira bomba de hidrogénio da União Soviética e foi dos primeiros a pedir a limitação dos armamentos nucleares. Forte opositor do regime soviético, destaca-se pela denuncia aos campos de trabalho siberianos e pela luta conta as violações dos direitos humanos. Foi proibido pelo regime soviético de receber o Prémio Nobel.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1973

          Em 1973, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Henry A. Kissinger e a Le Duc Tho, pela negociação conjunta do acordo de paz no Vietname nesse mesmo ano. A guerra do Vietname colocou em confronto o Vietname do Sul e os Estados Unidos da América contra o Vietname do Norte. Começou em 1959, contando com a presença de tropas Americanas em 1965, e terminou em 1973.
Henry A. Kissinger, americano, foi Secretário de Estado e nasceu em 1923 na Alemanha. De origem judaica, escapa das perseguições nazis em 1938 e emigra com os seus pais para os Estados Unidos da América. Foi conselheiro de política externa de diversos presidentes norte-americanos, estado envolvido em muitas negociações com a China, Vietnam e União Soviética.

Le Duc Tho, político comunista vietnamita, nasceu em 1911 e morreu em 1990. Foi um dos fundadores da Liga Revolucionária do Vietname e liderou os negociadores do Vietname do Norte no cessar-fogo com os Norte-Americanos. No entanto, acabou por recusar o Prémio Nobel que lhe foi atribuído.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1965

Em 1965 o Prémio Nobel da Paz foi atribuído à UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, uma organização de ajuda internacional. Fundada nas Nações Unidas em 1946, esta organização luta pelos direitos das crianças, pela sua sobrevivência, desenvolvimento e proteção, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança. A sua sede localiza-se em Nova York, nos Estados Unidos da América.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DVD Ação para a Justiça Social

Recebemos hoje dez cópias do DVD “Ação para a Justiça Social” e trinta exemplares do Calendário Escolar Escola Mundo para a nossa escola, através do Instituto Marquês de Valle-Flôr.
O DVD tem a duração aproximada de 15 minutos, estando dividido em três capítulos: Pobreza, Escravatura e Ação. Estes DVD estão disponíveis na Biblioteca do Agrupamento e esperamos que os educadores e professores os considerem um recurso útil para ser utilizado nas aulas e para promover a necessidade de todos nós atuarmos para a criação de um mundo mais justo e solidário junto dos nossos alunos. Os calendários vão ser oferecidos a cada uma das nossas escolas e jardins-de-infância.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1964

Em 1964 o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Martin Luther King Jr, pela mobilização e organização de campanhas pelos direitos humanos. Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta em 1929 e morreu assassinado em Memphis a 4 de Abril de 1968. Líder da Southern Christian Leadership Conference, tornou-se num dos líderes dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América, destacando-se por desenvolver uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Foi a personalidade mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz.