quinta-feira, 29 de março de 2012

Prémio Nobel da Paz em 2009

Em 2009, Barack Obama recebeu o prémio nobel da paz pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
Ele nasceu em Honolulu em 4 de agosto de 1961 é o presidente dos Estados Unidos. Tem duas filhas Malia Ann, nascida em 1998, e Natasha, nascida em 2001, e também tem um cão de água português.

Texto produzido no Clube do Projeto Escola Mundo por Ismael Magalhães (n.º8, 8ºB), João Diogo (n.º 10, 8ºB), João Varziela (n.º 11, 8ºB) e José Veloso (n.º 13, 8ºB).

segunda-feira, 26 de março de 2012

Prémio Nobel da Paz em 2004

Em 2004, Wangari Maathai ganhou o prémio nobel da paz por ter cooperado com a ONU num projecto que visava plantar um bilhão de árvores. Ela foi a primeira mulher africana a ganhar o prémio nobel da paz. Nasceu em 1 de abril de 1940 e faleceu em 25 de setembro de 2011 (71 anos) e é Queniana.

Texto produzido no Clube do Projeto Escola Mundo por Ismael Magalhães (n.º8, 8ºB), João Diogo (n.º 10, 8ºB), João Varziela (n.º 11, 8ºB) e José Veloso (n.º 13, 8ºB).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comemoração do Dia Mundial da Água

          Á semelhança do ano passado, o Clube do Projeto Escola Mundo juntou-se à comemoração dos Dia Mundial da Água no Agrupamento de Escola Amadeo de Souza-Cardoso. Com os cartazes por nós produzidos tentamos alertar para a situação dramática que o consumo de água potável assume no continente africano e demos algumas dicas para poupar água em casa e na escola. Para um consumo responsável, por um futuro sustentável.

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial da Água

          Segundo as Nações Unidas, de 250 a 500 milhões de metros cúbicos de água potável são desperdiçados todos os anos nas cidades. Se esta quantidade de água fosse poupada, daria de beber a cerca de 10 a 20 milhões de pessoas. Faz a tua parte e coloca 1 garrafa de litro e meio cheia de água ou areia no autoclismo lá de casa ou nos da tua escola.


domingo, 18 de março de 2012

Prémio Nobel da Paz em 2003

Em 2003 foi entregue o prémio Nobel da paz a Shirin Ebadi. Shirin Ebadi  é uma advogada, ex-juíza e ativista dos direitos humanos. Em 10 de outubro de 2003, recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo significativo e pioneiro esforço pela democracia e direitos humanos, em especial direitos de crianças, mulheres e refugiados. Foi a primeira cidadã iraniana e a primeira mulher muçulmana a receber um Nobel.

Texto elaborado no Clube do Projeto Escola Mundo por Joana Teixeira (n.º 9, 8ºB), José Peixoto (n.º 12, 8ºB), Nuno Teixeira (n.º 15, 8ºB) e Edmilson Guedes (n.º 6, 8ºD).

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prémio Nobel da Paz em 2001

            Em 2001 quem ganhou o prémio Nobel da paz foram as Nações Unidas e Kofi Annan, um diplomata de Gana.

As Nações Unidas são formadas por 192 estados e foram fundadas após a segunda guerra mundial e são constituídas por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova Iorque, com excepção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.

Kofia Annan é um diplomata do Gana. Foi, entre 1 de janeiro de 1997 e 1 de janeiro de 2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Texto elaborado no Clube do Projeto Escola Mundo por Joana Teixeira (n.º 9, 8ºB), José Peixoto (n.º 12, 8ºB), Nuno Teixeira (n.º 15, 8ºB) e Edmilson Guedes (n.º 6, 8ºD).

quarta-feira, 14 de março de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Mulher no JI e na EB1 de Vila Garcia

          O Dia Internacional da Mulher também foi comemorado no JI de Vila Garcia, bem como na EB1 de Vila Garcia. Os trabalhos produzidos pelos seus alunos estão expostos em conjunto com os do JI do Alto da Lixa no hall de entrada da escola sede até sexta-feira em conjunto com os do JI do Alto da Lixa. Parabéns pelo excelente trabalho produzido.

terça-feira, 13 de março de 2012

E-mail da Casa Branca

O Clube do Projeto Escola Mundo, aquando da comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a 17 de outubro, enviou uma mensagem de correio eletrónico em língua inglesa a alguns líderes mundiais, de modo a sublinhar a necessidade de uma ação concertada na eliminação deste flagelo, numa iniciativa de advocacia social proposta pelo Projeto Escola Mundo.
           Recebemos ontem uma mensagem de resposta da Casa Branca, de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América.
           Passamos a transcrever parte da missiva, mantendo o inglês original:

Dear Friend:
Thank you for writing.  I appreciate your message and value your input.
I am always eager to hear ideas that will help adapt to changing times and lead us toward a brighter day.
Sincerely,
Barack Obama

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prémio Nobel da Paz em 1984

              Em 1984 o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Desmond Tutu, Bispo Sul-Africano de Joanesburgo, pelo seu trabalho contra o apartheid.
                Desmond Tutu nasceu em 1931 e foi o primeiro negro a ocupar o cargo de arcebispo na Cidade do Cabo. Organizou e liderou dezenas de protestos contra o apartheid, a política de segregação racial que imperava na África do Sul.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Comemoração

          Á semelhança de anos anteriores, o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso comemorou o Dia Internacional da Mulher durante a semana de 5 a 9 de março, que hoje termina. Enquanto os Diretores de Turma tiveram possibilidade de trabalhar o tema em Formação Cívica através da proposta de atividade “Violência contra as Mulheres”, os restantes colegas educadores e professores do 1º ciclo puderam desenvolver a actividade “Mulheres da nossa Escola”. Além de alguns destes trabalhos, também estiveram expostos materiais desenvolvidos no Clube do Projeto Escola Mundo, elaborados em articulação com o Projeto PES do agrupamento.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

          Comemora-se hoje o Dia Internacional da Mulher. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York, em protesto contra as más condições de trabalho. Para refletires sobre as Mulheres em várias partes do mundo vai a www.escolamundo.org e descobre na Secção “Outros Materiais “ a Atividade “Ranking de Diamante”.


quarta-feira, 7 de março de 2012

CEFJ2 faz Painel sobre Dia Internacional da Mulher

          Os alunos do CEFJ2 da nossa escola produziram um belo painel comemorativo do Dia Internacional da Mulher. Este painel foi elaborado com a ajuda dos professores Ana Rita Sousa, Helena Portela e António Moreno, entre outros docentes do curso, e procurou sensibilizar o nosso agrupamento sobre a condição feminina e a natureza deste dia comemorativo. Este painel estará exposto no hall de entrada da escola sede do nosso agrupamento até à próxima semana.

Dia Internacional da Mulher - Rosa Mota

Rosa Mota foi uma atleta muito conhecida devido às suas provas de Maratona, tendo atualmente 53 anos de idade. Ganhou a medalha de ouro nesta prova nos jogos olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, sendo a primeira mulher portuguesa a vencer uma medalha de ouro olímpica. É considerada uma das melhores atletas do século XX.

terça-feira, 6 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Princesa Diana

A princesa Diana nasceu 1 de Julho de 1961 em Sandringham, Inglaterra, e morreu em 30 de Agosto de 1997 num acidente de carro na Ponte de I`Alma, em Paris. Nascida Diana Frances Spencer, foi a primeira esposa de Carlos, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro da Rainha Isabel II. Teve dois filhos, os príncipes William e Harry. Após seu casamento tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, admirada principalmente por seu trabalho de caridade em especial por seu envolvimento no combate à SIDA e na campanha internacional contra as minas terrestres.

Texto produzido por Nuno Teixeira (n.º 15, 8ºB), José Luís (n.º 12, 8ºB), Joana Teixeira (n.º 9, 8ºB) e Edmilson Guedes (n.º6, 8ºD).

segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Maria de Lurdes Pintassilgo

          Maria de Lurdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo nasceu em Janeiro de 1930. Foi engenheira química de profissão, mas também dirigente eclesial e política. Foi a única mulher a liderar um Governo em Portugal até à atualidade, desempenhando o cargo de primeiro-ministro em Portugal. Chefiou o V Governo Constitucional, em funções de Julho de 1979 a Janeiro de 1980.

domingo, 4 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Sophia de Mello Breyner Andresen

Começamos hoje a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que será na próxima quarta-feira, com um conjunto de textos selecionados pelo nosso Clube sobre mulheres que se destacaram no mundo e que merecem ser homenageadas.
Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto e faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte. Foi autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997. Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, sendo a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Plataforma ONGD no Facebook

          Sabes que a Plataforma ONGD está no Facebook?
          A Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) é uma associação privada sem fins lucrativos que representa um grupo de 67 ONGD registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
          Basta fazeres um Like na sua página e podes acompanhar o trabalho da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento, bem como seguir as notícias por eles divulgadas.