terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sugestão de Filme: "Hortas di Pobreza"


          Sugerimos hoje o documentário “Hortas di Pobreza”, o filme de Sara de Sousa que em 2011 recebeu o prémio de melhor longa-metragem no Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa, e que retrata a situação quotidiana da Guiné-Bissau.
 
 

sábado, 27 de outubro de 2012

Trabalho do JI de Igreja Sta. Cristina


          Divulgamos hoje o excelente trabalho desenvolvido pelos meninos do JI de Igreja, Sta. Cristina, com a ajuda da educadora Elvira Sampaio. Parabéns pelo excelente trabalho.        

          No âmbito do dia Internacional para a erradicação da pobreza promoveu-se a reflexão sobre este tema questionando as crianças sobre o que para elas significava o conceito de pobreza, tomando como ponto de partida a história do S. Martinho e o seu exemplo de ajuda aos que mais necessitam. Tendo em conta as respostas apresentadas foi pedido às crianças que representassem sobre a forma de desenho. Foi ainda discutido forma de auxiliar os mais pobres começando pela comunidade onde estão inseridos.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bairros de Lata


              Bairro de Lata é um termo tradicionalmente referido para zonas de habitação que já foram respeitáveis mas que se foram deteriorando quando os seus habitantes foram deslocados para outras zonas da cidade, sendo igualmente aplicados a novas urbanizações informais em zonas urbanas.

                Os bairros de lata também são conhecidos como favelas ou musseques. Calcula-se que cerca de 1 000 milhões de pessoas em todo o mundo viva nestas condições.
 
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Trabalho sobre a Erradicação da Pobreza da E. B. de Telões

          Já é possível vermos o excelente trabalho desenvovido pelos alunos e professores da E. B. de Telões sobre o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Este belo trabalho está exposto no hall de entrada da escola-sede do nosso Agrupamento e revela o empenho e criatividade que todos eles manifestaram na abordagem deste tema. Por esse motivo estão obviamente de parabéns!
 
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os dez países mais pobres do Mundo

          Os dez países mais pobres do mundo localizam-se todos no continente africano. O mais pobre de todos é o Zimbabwe, apesar das riquezas naturais que possui. Fica agora lista dos dez países mais pobres do mundo, de acordo com dados de 2012:

                1º – Zimbabwe

                2º - Chade

                3º - Burundi

                4º - Libéria

                5º - Guiné-Bissau

                6º - Somália

                7º - República Centro-Africana

                8º - Eritreia

                9º - Níger

                10º - Serra Leoa

sábado, 20 de outubro de 2012

Exposição de materiais sobre a Alimentação no Mundo

          Durante esta semana estiveram expostos no hall de entrada do nosso Agrupamento um conjunto de materiais desenvolvidos pelo nosso clube em articulação com o Projeto PES. Focando a Alimentação no Mundo, procuramos mostrar as diferenças e as semelhanças que existem nos vários pontos do planeta.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Livro "A Grande Família de Felpa"

          Já conhecem o livro "A Grande Família de Felpa"? A biblioteca do nosso agrupamento recebeu alguns exemplares deste livro através da Fundação Gonçalo da Silveira. Este livro é um excelente recurso sobre a tolerância e a inclusão e, embora esteja seja mais adequado para o ensino pré-escolar, pode e deve ser lido por todos. Ele espera por vós na biblioteca do Agrupamento.
 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

          Comemora-se hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Por todo o mundo, milhões de pessoas dedicam parte do seu dia para debater sobre este assunto e desenvolver novas estratégias para combater este flagelo. No nosso agrupamento vamos também desenvolver algumas atividades com os nossos alunos de modo a percebermos melhor este grave problema.
 
 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Alimentação no Mundo

          Sabias que em cada 3,5 segundo morre um ser humano devido à fome? O número de pobres no mundo não para de crescer. Principalmente no continente africano a população sobrevive com menos de um euro por dia e calcula-se que cerca de 815 milhões de pessoas por todo o mundo sejam vítimas de subnutrição. A fome atinge cerca de 777 milhões de pessoas nos países subdesenvolvidos e 11 milhões nos países desenvolvidos. A subnutrição crónica leva a falhas no desenvolvimento das crianças e mesmo à cegueira. Que este dia, o Dia Mundial da Alimentação, nos permita começar a agir na luta contra a fome.
 
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Trabalho no Clube do Projeto Escola Mundo


               Reiniciamos o trabalho no Clube do Projeto Escola Mundo, preparando as actividades do Dia Mundial da Alimentação e do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

                Sempre atentos e muitos aplicados, os elementos do Clube construíram os cartazes que esta ano vamos expor na nossa escola.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pobreza no Mundo

          Nos dias de hoje, a pobreza no mundo atingiu uma dimensão chocante. O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo. Segundo o Relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) nos últimos 30 anos o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar diário duplicou nos países menos desenvolvidos.
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social

          O nosso agrupamento já se juntou a muitas outras organizações e grupos de pessoas da sociedade civil na Campanha deste ano do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, para deste modo, darmos voz à sensibilização a nível nacional e europeu para esta luta.
  Para mais algumas informações sobre esta campanha consultem o site http://pelocombatepobreza.blogspot.pt/ e participem.





quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exclusão Social

          A Exclusão Social são as dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento ou à discriminação de um determinado grupo de uma sociedade. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceites pela sociedade que os rodeia.