quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Andrea Bocelli

          AndreaBocelli é um famoso músico italiano, tenor e compositor. Já venceu três Grammys e cinco BritAwards, tendo gravado quatro óperas e vários álbuns. Nasceu em Itália em 1958 e apresentava vários problemas de visão desde que nasceu, acabando por perder completamente a visão aos doze anos.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Stephen Hawking

          Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, Inglaterra, e é um dos mais importantes cientistas da actualidade. É um físico e cosmólogo muito importante, sendo professor numa das universidades mais importantes do mundo, a Universidade de Cambridge. Ele encontra-se incapacitado em virtude de apresentar esclerose lateral amiotrófica, situação que se tem agravado ao longo dos últimos anos.

domingo, 25 de novembro de 2012

Trabalho sobre o Dia Universal dos Direitos da Criança



            Nesta data (20 de Novembro), importa essencialmente recordar a todos que há ainda muito por fazer no campo da educação, da saúde, da alimentação… dos direitos da infância. A fome afecta muitas crianças de várias raças e etnias, outras são exploradas sexualmente, outras são traficadas e escravizadas, outras ainda são sujeitas à miséria, à prostituição, à SIDA, não esquecendo aqueles que vivem diariamente com deficiência física e mental. Perante isto, todas as pessoas e todos os povos têm um dever e uma responsabilidade a assumir para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário.

            Tendo em atenção esta problemática, foi promovido no JI de Igreja, Santa Cristina um diálogo com as crianças sobre este flagelo através de imagens elucidativas sobre esta temática. Para consolidar os conhecimentos transmitidos, foi solicitado ao grupo que colorissem fichas com imagens representativas dos principais direitos da infância.


JI de Igreja, Santa Cristina

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Atividade sobre o Dia Universal dos Direitos da Criança


                Inserido nas comemorações do Dia Universal dos Direitos da Criança, realizamos nesse dia no Clube Escola Mundo uma atividade fornecida pela Fundação Gonçalo da Silveira alusiva a esse tema.

                Divididos em equipas, fizemos o jogo proposto para o segundo e terceiro ciclo e conseguimos aprender muito sobre os direitos das crianças, como o direito a uma identidade.

Todos gostamos muito da atividade e esperamos pelos próximos dias comemorativos para a realização de mais atividades deste tipo.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Universal dos Direitos da Infância


Em 1989, o dia 20 de novembro, as Nações Unidas em conjunto com 192 países do mundo, lançaram um documento que anunciava os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de todas as crianças, a Convenção dos Direitos da Criança (CDC). Desde essa data que oficialmente a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o “Dia Universal dos Direitos da Infância”.


                A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo jurídico para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito Internacional às da Convenção para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Salvador Mendes de Almeida

          Salvador Mendes de Almeida é o apresentador de um programa na RTP dedicada às pessoas com deficiência. Nasceu em Lisboa em 13 de março de 1982 e em agosto de 1998 sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. É formado em Marketing e é presidente da Fundação Salvador, que fundou em 2003.
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pessoas Famosas com Deficiência

          Bom dia. O Projeto Escola Mundo decidiu abordar agora o tema da Deficiência e a importância de lutarmos por uma sociedade inclusiva para todos. Para salientar a importância do respeito pela diferença e pela tolerância, decidimos avançar com a publicação de textos sobre pessoas famosas que se distinguiram em vários campos apesar da deficiência que apresentam.
 
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pobreza em Portugal

          No nosso país a taxa de pobreza tem aumentado muito nos últimos anos. Dados recentes falam que a taxa de pobres em Portugal já passou os 20% da população e alguns referem esmo que já atingiu os 25% da população. O aumento do desemprego, associado aos cortes salariais e ao agravamento dos impostos e dos preços dos bens fundamentais, como  os combustíveis, tem agravado a pobreza em Portugal.