sexta-feira, 6 de abril de 2012

Prémio Nobel da Paz em 2011

Em 2011, o prémio nobel da paz foi atribuído a três senhoras: Ellen Johson Sirleaf e a sua compatriota, Leymah Gbowee, que são de origem liberiana e a Tawakkul Karman que nasceu no Iêmen.
Ellen Johson Sirleaf, nasceu em 29 de outubro de 1938, na Libéria. Foi uma das três mulheres galardoadas com o Prémio Nobel da Paz graças ao seu trabalho como Primeira-ministra da Libéria, atraindo investidores para a renovação do seu país, já que este é um país muito pobre, sem esgotos, canalização e água potável. Tenta implantar um regime de igualdade tanto para as mulheres como para os homens, achando que todos têm os mesmos direitos.
Leymah Gbowee, compatriota de Ellen Jonhson Sirleaf,   nasceu na Libéria, no dia 1 de Fevereiro de 1972. Foi também galardoada com  prémio Nobel da Paz por ter sido encarregada de organizar o movimento de paz que colocou fim à Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003.
Tawakkul Karman nasceu no dia 7 de fevereiro de 1979, no Iémen. Esta mulher foi a primeira mulher árabe a receber o prémio Nobel da Paz. Ganhou o Prémio Nobel da Paz porque ainda hoje luta fervorosamente pela independência e pelos direitos do povo do Iémen querendo acabar com o regime do presidente do Iémen.


Sem comentários:

Enviar um comentário