quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Erradicação da pobreza: um dia para refletir

Níveis de pobreza têm vindo a diminuir lentamente desde 1990. Mesmo assim, cerca de 25% da população mundial vive com um rendimento diário inferior a 90 cêntimos.

De acordo com o relatório "World Develptment Indicators 2011", uma publicação do Banco Mundial, cerca de 1300 milhões de pessoas no mundo vivem abaixo do limiar da pobreza, o que equivale a cerca de 25% da população mundial (dados de 2005 relativos aos níveis de pobreza por região - "Regional Poverty Estimates").

A África subsariana é o local onde existem mais pessoas a viver com níveis de pobreza extrema: cerca de 72% da população subsiste com menos de 2 dólares (1,45 euros) por dia.

Os níveis de pobreza são medidos de acordo com os rendimentos mínimos necessários para responder às necessidades básicas do ser humano. Os dados de cada país correspondem a anos diferentes, o que dificulta uma comparação a nível global, embora os valores individualmente registados indiquem quais os países e regiões mais afetados pela pobreza.

Existem ainda países cujos dados do Banco Mundial relativos aos níveis de pobreza são inexistentes. É o caso da Somália, onde as secas deste ano agravaram o problema da fome, levando a ONU a alertar para a crise alimentar mais grave dos últimos 20 anos em África.

(Fonte: expresso.pt, 17 de outubro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário